segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Vickie, o Viking

A série "Wickie" é baseada nos livros infantis "Vicke Viking" do sueco Runes Jonsson, cujo o primeiro livro foi editado em 1964. O projecto de adaptar o livro para a TV partiu do director de programas infantis da ZDF, Göhlen Joseph. O projecto original era uma série feita com fantoches mas nunca foi finalizado. Para minimizar os custos dos desenhos animados, a ZDF fez uma cooperação com a Austiaca ORF e com o estúdio japonês Zuiyo Enterprise Company ( Nippon Animation). O estúdio produziu entre 1972 a 1974 os 78 episódios de 23 minutos e uma longa metragem de 85 minutos. A série foi dirigida por Hiroshi Saito e o design foi criado por Shuichi Seki. 

História 

Wickie é um pequeno e esperto Viking que vive na Escandinávia, na aldeia de Flake, cujo o chefe é Halvar, o seu pai muito sabichão, juntamente com os Vikings como Tjur e Snorre (que estão sempre a discutir), Faxe (muito forte mas desajeitado), Ulme (o músico) ,Urobe (o Viking ancião) e o Gorm. Wickie era muito jovem para partir para o mar com os homens mas, como era desembaraçado e tinha sempre boas ideias para tudo, o pai acabou por levá-lo numa das suas expedições no seu barco drakkar. Havia sempre uma aventura à espreita e Wickie encontrava sempre soluções para tirar os seus amigos de sarilhos. Halvar não iria arrepender-se de ter levado o filho consigo. Wickie sempre que começava a pensar para arranjar uma solução, esfregava o nariz e, quando tinha uma boa ideia, apareciam estrelas sobre um fundo laranja. 

Faxe - Rui de Sá; Halvar - Carlos Macedo e Filipe Macedo; Vickie - Alexandra Sedas; Ilvy - Alexandra Sedas; Ilda - Alexandra Sedas; Ulme - Rui Luís Brás e Peter Michael; Snorre - Carlos Macedo e Filipe Duarte; Urobe - Rui de Sá; Tjur - Rui Luís Brás e Peter Michael; Gorm - Rui Luís Brás e Peter Michael
A série estreou em Portugal em 1975 na versão alemã com legendas em português. Apenas os temas da série tiveram versão portuguesa. Repetiu na TVI com uma nova dobragem e repetiu também na RTP2 numa versão restaurada e com outra dobragem.