domingo, 8 de março de 2015

As Misteriosas Cidades de Ouro (Les Mystérieuses Cités d'Or)

"As Misteriosas Cidades de Ouro" é uma co-produção entre a França e o Japão pelas empresas DIC, NHK Enterprises, a CLT e a MK. A série é vagamente baseada no livro O "O 5º Rei" de Scott O'Dell. Foi escrita por Jean Chalopin e Bernard Deyriès; realizada por Bernard Deyris, Edouard David e Hisayuki Toriumi; e a música por Shuki Levy e Haim Saban. A série tem 39 episódios produzidos em 82/83. A série "As Misteriosas Cidades do Ouro" é um misto de História, com Ficção Científica e o Fantástico. No final de cada episódio é apresentado um pequeno documentário sobre as culturas sul americanas. Encontram-se em produção uma continuação da série e ainda uma longa metragem. 

História 

A série começa em 1532 na cidade de Barcelona. Esteban um rapaz de 12 anos muito traquina anda sempre metidos em confunsões. Até que um dia o seu tutor morre e descobre algo sobre a sua verdadeira identidade. Em bebé foi resgatado por Mendoza, um marinheiro, enquanto ele estava num barco à deriva no Oceano Pacífico . Esteban tornou-se popular em Barcelona, pelo seu dom em trazer o sol em más condições atmosféricas, e ganhou o apelido de "filho do sol". Livre e ansioso pela a aventura, Mendoza convense-o a viajar com ele para o Novo Mundo(América),com Gomez e Gaspard, para procurarem as misteriosas cidades de ouro. Pois o pai de Esteban parece estar relacionado com as cidade de Ouro. Durante a viagem Esteban conhece Zia, uma jovem Inca, que tem o mesmo medalhão estranho como ele. Durante as suas aventuras conhecem ainda Tao, um rapaz descendente do Império de Mu. Juntos irão viver uma longa aventura cheia de descobertas e de perigo. 

A série estreou em Portugal em 1985 na versão Francesa com legendas em Português. Mais tarde voltou a repetir na RTP.



Personagens
1- Esteban - Jackie Berger / 2- Zia - Isabelle Ganz / 3- Tao e Pichu - Odile Schmitt e Hubert Noel / 4- Mendoza - Jean-Claude Balard / 5- Pedro e Sancho - Jacques Ferrière e Francis Lax














Dvd`s 

A editora Planeta DeAgostini editou a série em DVD com dois audios, o francês e também dobrada em português. A dobragem foi produzida para esta edição.