sábado, 12 de abril de 2014

X-MEN (1992)

A série "X-men" é baseada na BD criada por Stan Lee e Jack Kirby em 1963. Os X-Men são um grupo de mutantes-humanos mas que nasceram com habilidades super-humanas latentes, que geralmente se manifestam na puberdade, devido a uma mutação do ADN. Em 1989 foi produzida a primeira tentativa de fazer uma série de desenhos animados dos X-MEN, mas acabou por ser cancelada e foi produzida apenas o episódio piloto. Finalmente em 1992, o projecto seguiu em frente, e foi produzido pela Marvel Productions , a Saban , e a Graz Entertainment. 

Os "X-MEN" foram animados pela Akom Productions e a Pasi, com realização de Larry Houston, Dan Hennessey, Graham Morris e Karen Peterson. A série teve imenso sucesso e foram produzidas 5 temporadas, de 1992 a 1997, num total de 76 episódios. As aventuras apresentadas na série não são fieis às historias da banda desenhada, existindo assim algumas diferenças. 

História 

Os X-MEN foram criados pelo Professor Xavier. Ele também é um mutante e acredita que humanos e mutantes podem viver pacificamente. Como tal criou uma escola para mutantes para ajuda-los a controlar os seus poderes e a usa-los para o bem. A série apresenta os X-MEN com a aparência e line-up criadas por Jim Lee para a BD no inicio dos anos 90. Fazem parte da equipa o Professor Xavier, Ciclope, Jean Grey, Storm, Gambit, Wolverine, Rogue, Beast e Morph(desaparece no inicio da série mas volta a aparecer mais tarde). A série tem inicio no aparecimento dos Sentinelas e na entrada de Jubilee nos X-MEN. Ao longo da série os X-MEN defrontam diversos inimigos, como o Magneto, o Senhor Sinistro, Apocalipse entre outros. A série estreou em Portugal em 1994 no Buéréré diário na SIC. Repetiu várias vezes. 



1) Professor X - Charles Xavier - João de Carvalho
2) Storm - Ororo Monroe - Rita Loureiro
3) Ciclope - Scott Summers - Vieira D'Almeida
4) Gambit - Remy LeBeau - Vieira D'Almeida
5) Rogue - Anna Marie - Carla de Sá
6) Wolverine - Logan - João de Carvalho
7) Jean Grey - Rita Loureiro
8) Beast - Hank McCoy - Adriano Luz
9) Jubilee - Carla de Sá


Dobragem Portuguesa: 

Direcção de Dobragem: Adriano Luz 
Tradução: Maria Marília 
Estúdios: Nacional Filmes