quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Cinderela - Cinderella Monogatari (1996)

Este anime é uma co-produção da italiana "Mondo TV" e os estúdios japoneses "Tatsunoko". A série foi produzida em 95/96 e tem 26 episódios.
A série foi baseada no conto infantil "Cendrillon ou la petite pantoufle de verre" do Francês Charles Perrault(Paris, 12 de janeiro de 1628 — Paris, 16 de maio de 1703). Perrault foi um escritor e poeta francês do século XVII, que estabeleceu bases para um novo gênero literário, o conto de fadas. Ele escreveu diversos contos infântis conhecidos por toda a gente, como "A Bela Adormecida", "O Capuchinho Vermelho
" ou "O Gato das Botas". A Cinderela de Perrault
foi editada pela primeira vez em 1697, mas já haviam antes diferentes versões da história. Alias Charles Perrault basseou o seu livro no conto popular italiano "A Gata Borralheira".A mais antiga é originária da China, por volta de 860 a.C. e a mais conhecida é a dos Irmãos Grimm,
semelhante à de Charles Perrault.
A Cinderela é hoje mundialmente conhecida sobretudo pela adaptação da Disney de 1950.


História

Cinderela é uma rapariga doce ingénua. Depois de o seu pai partir em viagem, a sua Madrasta e as
suas irmãs ordenam que Cinderela faça as tarefas domésticas da casa. Mas Cinderela não entra em desespero e conta com a ajuda dos seus amigos animais, Chouchou, Bingo, Poly e Papy, dois ratinhos, um cachorro e um passarinho. Cinderela consegue falar com eles graças ao feitiço da Madame Paulette.
Cinderela irá conhecer Charles, um jovem simples por quem se apaixona. Mas o misterioso jovem guarda a sua verdadeira identidade, pois Charles é o príncipe do Reino Esmeralda. O jovem principe terá de enfrentar o terrível Zara que pretende tomar posse do trono do Reino esmeralda.

A série estreou em Portugal em 1998 na TVI e teve varias repetições durante 2 anos.

Dobragem Portuguesa:

Direção: Jorge Páuperio
Tradução e Adaptação: Joana Rosmaninho
Estúdios: Somnorte