segunda-feira, 8 de agosto de 2011

As Gárgulas (1994)

Gargoyles (no Brasil, Os Gárgulas, e em Portugal, As Gárgulas) é uma série animada estadunidense, criada por Greg Weisman e produzida por Greg Weisman e Frank Paur. Transmitida originalmente nos Estados Unidos entre 24 de outubro de 1994 e 15 de fevereiro de 1997, foi considerada uma das séries mais ambiciosas da Disney por ser dirigida a um público mais adulto e com um tom mais sombrio.[carece de fontes?] Esta série televisiva teve uma vida mais curta nas histórias em quadrinhos, tendo sido publicados apenas 11 números pela Marvel Comics em 1995.

A série é conhecida por seu complexo histórico e dramático. Um claro exemplo disso é o capítulo "Força Mortal" da primeira temporada o qual mostra as conseqüências da violência com armas, incluído uma cena explícita de ferimento a bala. O desenrolar dos personagens pode-se ver claramente ao longo da série que, inicialmente, está relacionada com histórias medievais, particularmente com reis e princesas da Escócia, e também com a mitologia mundial como, por exemplo, o Rei Artur e a mitologia nórdica, além de obras de William Shakespeare como Sonho de uma Noite de Verão e Macbeth.

Quando a série foi cancelada, os fãs pressionaram a Disney a continuar com um novo material e, atualmente, a série ganhou continuidade em uma revista em quadrinhos, de mesmo nome (Gargoyles), escrita por Weisman e produzida por Slave Labor Graphics.

Influências

O criador da série, Greg Weisman, um ex professor de inglês alegou que seu objetivo era incorporar à série todos os mitos e lendas possíveis. Nota-se forte influência da literatura shakespeariana em diversos personagens: Desdemona, Macbeth, Oberon, Rainha Titania (Anastácia), dentre outros.

Weisman também buscou inspiração nas séries Gummi Bears (Ursinhos Gummi) e Hill Street Blues que inspirou o formato de histórias independentes entre os personagens.

Inicialmente, Gargoyles (Os Gárgulas), seria uma comédia voltada para o público infantil assim como Gummi Bears (Ursinhos Gummi) mas, com o passar do tempo, foi adquirindo um tom mais sombrio até adquirir o formato que se conhece.

Nota-se, também, influências da série Bonkers e do filme A Bela e a Fera que serviram como inspiração para a relação entre Elisa Maza e Golias. Ressalte que, no capítulo "O olho do espectador" Elisa, durante o Halloween, fantasia-se de Bela e caminha pelas ruas ao lado de Golias.

Trama

A série apresenta um clã de criaturas guerreiras conhecidas como Gárgulas que transformam-se em pedra durante o dia. Liderados por Golias, no ano de 994 D.C., protegem o castelo Wyvern e seus moradores, na costa da Escócia. Contudo, devido a uma traição, o clã é massacrado e um feitiço é lançado nos poucos sobreviventes que são condenados a dormirem como pedras até que o castelo seja elevado por sobre as nuvens. Assim, em 1994, um bilionário chamado David Xanatos compra o castelo e o leva para o alto de seu arranha-céu em Nova York, rompendo o feitiço.

Despertando na Manhattan dos dias atuais, os gárgulas decidem se adaptar ao novo mundo e a proteger os cidadãos de Nova York. Contudo, devido à sua aparência, são forçados a se esconderem das pessoas que os temem, com exceção da detetive Elisa Maza.

Personagens

A série apresenta muitos gárgulas, humanos e criaturas mitológicas. Ainda que os criadores da série considerem que as histórias são independentes, elas giram em torno de Golias e seu clã.

Gárgulas

Golias: O único Gárgula cujo nome foi dado pelos humanos que moravam no Castelo Wyvern como forma de agradecer por sua bondade e proteção.
Broadway, Brooklyn e Lexington: São os três gárgulas principais amigos de Golias. Cada um possui uma personalidade e um físico diferente: o aventureiro, o responsável e o bonachão. Escolheram seus nomes ao lerem os nomes das pontes, bairros e ruas de Nova York.
Hudson: É o gárgula ancião sendo o conselheiro de Golias em suas missões. Esse personagem possui uma cicatriz em um de seus olhos, ferimento de uma de suas batalhas.
Bronx: É o gárgula mascote do grupo, podendo ser considerado como um cachorro. Acompanha Golias em suas missões e, não muito raramente, tem papel vital no sucesso delas.
Demona: Foi o grande amor de Golias e sua esposa na época medieval. Seu nome lhe foi dado por Macbeth que a convenceu de que Golias havia traído sua espécie e, dessa forma, a transformou em aliada. Contudo, aos poucos, Desdemona abandonou seus aliados e, tomada de um profundo ódio pelos gárgulas e pelos humanos, agia contra eles por vezes sozinha, por vezes aliando-se a Xanatos ou Macbeth. Ao final da série, Desdemona fica em paz consigo mesma graças a única "pessoa" que conseguiu chegar a seu coração: sua filha Angela.
Angela: Filha de Golias e Desdemona que vivia em Avalon. Junta-se a Golias com a finalidade de retirar o ódio do coração de sua mãe.
Coldstone, Coldfire e Coldsteel: inspirado na obra de de William Shakespeare, Othello, esse é o melhor amigo de Golias que acreditavam estar morto. Foi salvo por Xanatos e transformado num ser virtual com corpo robótico pertencente ao Clã de Acero de Xanatos. Mais tarde foi manipulado por Desdemona para destruir Golias.

Humanos

Elisa Maza: Detetive que teve contato com os gárgulas quando estes despertaram em Manhattan e, devido ao simpatia que cultivou por eles, decidiu guardar o segredo de suas existências. Na trama, além de participar de diversas missões, enamora-se por Golias que, até certo ponto, correspondia a seus sentimentos. Esse amor aparentemente impossível sempre foi parte da magia da série até o final. Elisa possui um irmão, Dereck, que devido a uma armadilha de Xanatos, acaba se transformando em Talon, líder do grupo de mutantes cujo objetivo é eliminar os gárgulas.
David Xanatos: Principal vilão da série acaba se convertendo e ajudando Golias como forma de agradecimento por ter salvo seu filho. Seu nome, David possui origem biblica, ja que David foi quem derrotou Golias, e seu sobrenome Xanatos vem de Thanatos que, em grego, significa Morte.
Owen Burnett: O mordomo fiel de Xanatos que, na realidade, não era outro senão o filho mais perigoso do Rei Oberon de Avalon, que se infiltrou na mansão de Xanatos a fim de cuidar de seus próprios assuntos. Puck foi quem enfeitiçou Demona para que, durante o dia, possuísse forma humana.
MacBeth: Unido a um feitiço por Desdemona, cuja imortalidade só terá fim quando um matar o outro. Conhecido também como Lennox MacDuff.
Matt Bluestone: Companheiro da detetive Elisa, descobre sobre os Gárgulas e decide pesquisar sobre a lenda dos Iluminatti.
Anton Sevarius: Cientista aliado à Xanatos que cria os gárgulas mutantes, clones de Golias.
A Matilha: Formada por Raposa, Dingo, Lobo, Chacal, Hiena e Coyote são criminosos contratados por Xanatos para caçarem os Gárgulas. Ao longo da série, Xanatos e Raposa se apaixonam e o grupo se dissolve. Mais tarde, Raposa e Xanatos acabam tendo um filho: Alexandre.
Tony Dracon: Chefe da máfia de Manhattan e inimigo da Detetive Elisa.

Deuses

Rei Oberon e seus filhos: Considerada a terceira raça viva no universo, juntamente com os humanos e gárgulas, o Rei Oberon e seus filhos governavam a cidade de Avalon. Era um deus e estava casado com a Rainha Titania que, na realidade, era Anastasia, mãe de Raposa, que a abandonou quando era criança. A obsessão de Oberon era de reunir todos os seus filhos para iniciar uma nova era (illuminati) no mundo.




Transmissão


SIC